sexta-feira, 18 de outubro de 2013



JOGOS E OU ATIVIDADES QUE PODERÃO FAVORECER O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL


Os jogos e as brincadeiras são estratégias metodológicas que proporcionam uma
aprendizagem concreta por meio de atividades práticas. Os Parâmetros Curriculares
Nacionais dizem que: 

No jogo, mediante a articulação entre o conhecimento e o imaginado,
desenvolvem- se o autoconhecimento – até onde se pode chegar – e o
conhecimento dos outros – o que se pode esperar e em que
circunstâncias. (...) Por meio dos jogos as crianças não apenas
vivenciam situações que se repetem, mas aprendem a lidar com
símbolos e a pensar por analogia (jogos simbólicos): os significados
das coisas passam a ser imaginados por elas (BRASIL, 1997, p. 90).

Considerando que o aluno com deficiência intelectual apresenta dificuldades em assimilar conteúdos, faz-se
necessária a utilização de material pedagógico com temas concretos e de estratégias metodológicas práticas, para que esse aluno desenvolva sua capacidade cognitiva, facilitando a construção do conhecimento.
 O desenvolvimento de uma criança com deficiência intelectual, por meio de atividades lúdicas, irá contribuir para sua coordenação motora, suas habilidades visuais e auditivas e seu raciocínio criativo,pois os jogos em geral tornam-se um momento rico de relações interpessoais, pois é no brincar que elas demonstram seu entendimento do mundo real, expressam seus sentimentos, sendo uma atividade fundamental para seu desenvolvimento.

Sugestões de Jogos: 

1.    Bingos

Estimula a atenção e concentração.

Descrição: Cartelas de papelão ou cartolina, gravuras de animais ou outras no mesmo campo semântico, régua, caneta pelikan.

Sugestão para aplicabilidade: O professor entrega a cartela ao aluno e marcadores, pode ser sementes ou outro objeto que sirva para marcar o professor vai citando o nome do animal e o aluno vai identificando o nome colocando a semente em cima do nome citado.




 
 












2.    Jogo de memória

Estimula a memória espacial, atenção e percepção.

Descrição: Cartolina ou outro papel consistente gravuras no mesmo campo semântico sempre duas iguais, cola, tesoura

Sugestão para aplicabilidade: O professor espalha sobre a mesa todas as gravuras e solicita que o aluno forme os pares iguais.










5.    Dominó

Estimula a percepção tátil, atenção e concentração.

Descrição: caixas de fósforo, papel oficio, pedaços de emborrachados  coloridos cortados em círculos, quadrados, retângulos, cola, tesoura.

Sugestão para aplicabilidade: O professor orienta o aluno para seguir as mesmas regras do dominó comum ou pode criar outra possibilidade.
 

Exemplos de estratégias possíveis de serem desenvolvidas:

Dar ênfase em projetos e atividades relacionadas à vida real dos alunos, trabalhando as competências e
habilidades que o aluno possui;
• Manter uma rotina diária de trabalhos;
• As atividades devem ser explicadas de forma lenta e tranquila, repetindo quantas vezes forem necessárias,
(a repetição e rotina de aplicação das atividades, possui grande importância no desenvolvimento,
compreensão e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual;
• É importante utilizar o interesse que o aluno apresenta por determinados assuntos, temas e formas de

realizar as atividades, (assim é possível estar organizando e planejando adequadamente os desafios
propostos aos alunos;
• Observar como o aluno reage e age em cada situação e atividades aplicadas, como as realiza. Estar atento
auxiliá-lo, para que desenvolva uma melhor forma de
• Trabalho em duplas ou grupos em sala de aula;
• Ateliês, cantinhos, oficinas, (onde o aluno poderá estar realizando atividades diversificadas em sua própria
sala de aula regular, como leitura, escrita, jogos, pesquisa, recorte, pintura, desenho, etc);
• Propor trabalhos e atividades que possam auxiliar o desenvolvimento de habilidades adaptativas: sociais, de
comunicação, cuidados pessoais, autonomia;
• Utilizar diferentes recursos para produção de escrita e leitura: letras móveis, computador, lápis adaptados,
jogos, etc;
• Em atividades de matemática poderão ser utilizados os seguintes recursos: blocos lógicos, cussinerie,
ábacos, calculadoras, dados, jogos, etc;
• Dramatizações com músicas, teatros e leituras;

 , de


REFERÊNCIAS:

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: adaptações curriculares. Estratégias para
a educação de alunos com necessidades educacionaisespeciais. Brasília: MEC/ SEF/ SEESP, 1999.
5. Exemplos de estratégias possíveis de serem desenvolvidas:
• Dar ênfase em projetos e atividades relacionadas à vida real dos alunos, trabalhando as competências e
habilidades que o aluno possui;
• Manter uma rotina diária de trabalhos;
• As atividades devem ser explicadas de forma lenta e tranquila, repetindo quantas vezes forem necessárias,
(a repetição e rotina de aplicação das atividades, possui grande importância no desenvolvimento,
compreensão e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual;
• É importante utilizar o interesse que o aluno apresenta por determinados assuntos, temas e formas de
realizar as atividades, (assim é possível estar organizando e planejando adequadamente os desafios
propostos aos alunos;
• Observar como o aluno reage e age em cada situação e atividades aplicadas, como as realiza. Estar atento
auxiliá-lo, para que desenvolva uma melhor forma de
• Trabalho em duplas ou grupos em sala de aula;
• Ateliês, cantinhos, oficinas, (onde o aluno poderá estar realizando atividades diversificadas em sua própria
sala de aula regular, como leitura, escrita, jogos, pesquisa, recorte, pintura
enho, etc);    Dominó

Estimula a percepção tátil, atenção e concentração.

Descrição: caixas de fósforo, papel oficio, pedaços de emborrachados  coloridos cortados em círculos, quadrados, 
 os, cola, tesoura.

Sugestão para aplicabilidade: O professor orienta o aluno para seguir as mesmas regras do dominó comum ou pode criar outra possibilidade.

3 comentários:

  1. Parabéns, você foi muito feliz na escolha das atividades/jogos.Visto que, são significativas e de fácil acesso à qualquer professor e podem contribuir consideravelmente para o avanço de habilidades cognitivas de alunos com deficiência intelectual.

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  2. O bingo, o dominó e o jogo da memória de fato são sugestões excelentes na aplicação de atividades no AEE para alunos com DI. Parabéns pela sugestão, principalmente pela ênfase ao uso do dominó.

    Abraços,

    Priscila Sousa

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  3. Gostei muito das suas sugestões. São jogos práticos e acessíveis.
    Abraço
    Carla

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