sábado, 21 de junho de 2014

Texto “O modelo dos modelos” de Italo Calvino

A relação do texto “O modelo dos modelos” com o AEE

Reflexão...
Ao nos reportar a leitura de “O modelo dos modelos” do autor Italo Calvino, percebe-se uma reflexão acerca do nosso papel enquanto educadores e formadores de uma sociedade, ou do que foi um modelo de sociedade, do seu modo de pensar e agir. Em diversas passagens do texto é possível refletir sobre isso, quando ele fala Houve na vida do senhor Palomar uma época em que sua regra era esta: primeiro, construir um modelo na mente, o mais perfeito, lógico, geométrico possível; segundo, verificar se tal modelo se adapta aos casos práticos observáveis na experiência; terceiro proceder às correções necessárias para que modelo e realidade coincidam.[..]
É entendível que o autor faça alusão por exemplo ao modelo da educação de uma época aonde tudo teria que ser elaborado, seguido e normalizado aos moldes tradicionais de uma determinada época, traduzindo assim algo que seria perfeito, sem contratempos, linear e único, tornando-se algo homogêneo, eficiente, ou seja levando para a realidade das escolas, deveria se seguir métodos, regras e aqueles que não atendiam dessa maneira eram considerados incapazes, nesse sentido a deficiência entra como algo que retrai esse modelo, ou seja não são capazes de consegui êxitos!
No decorrer da leitura vai se percebendo que as mudanças vão acontecendo, como acontecem também as mudanças na história da educação, por exemplo, a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva aonde vários parâmetros foram também tomados por modificações, a visão sobre as pessoas com deficiências também tomaram outros caminhos, ou seja, o olhar sobre essa temática começara a mudar Palomar foi aos poucos se modificando: agora já desejava uma grande variedade de modelos, se possível transformáveis uns nos outros segundo um procedimento combinatório, para encontrar aquele que se adaptasse melhor a uma realidade que por sua vez fosse feita de tantas realidades distintas, no tempo e no espaço. [...] Analisando assim as coisas, o modelo dos modelos almejado por Palomar deverá servir para obter modelos transparentes, diáfanos, sutis como teias de aranha; talvez até mesmo para dissolver os modelos, ou até mesmo para dissolver-se a si próprio. ’’
Ou seja a parti de então tem-se outro olhar em relação as pessoas com deficiências, os direitos destas são colocados em voga e a discussão acerca das suas lutas, seus entraves e as possibilidades de se estabelecer políticas que ressalvam a sua importância no ambiente escolar e na sociedade foram documentados e argumentados de forma mais precisa. Dentro dessa perspectiva é que surge o AEE como uma possibilidade a mais e com ajustes bem firmes na melhoria do ensino e na construção e reconstrução de uma educação melhor para as pessoas com deficiência, ou seja conhecendo o todo, e a parti desse todo compreender as partes, consegui através do acervo de informações e conhecimentos melhores aproveitamentos e melhoramento da educação na perspectiva de avanços desses alunos.
Ao longo do texto percebe-se que as mudanças fazem parte da vida e da história também, embora alguns ainda se acomodem e persistem nos erros, é necessário encarar a realidade das pessoas, e a parti de então procurar novos arranjos, novos ideais, acredito que a relação do texto com o AEE, é a construção de novos caminhos, de novas possibilidades de aprender e construir conhecimentos, o empenho em oferecer mais suplementos a educação especial, visando a sua melhoria


2 comentários:

  1. Muito interessante a sua reflexão sobre a educação e, em especial, o AEE! Você conseguiu dizer tudo em seu texto. Parabéns!

    ResponderExcluir