segunda-feira, 2 de junho de 2014

TRANSTORNO GLOBAL DE DESENVOLVIMENTO(TGD)
RECURSOS E ESTRATÉGIAS EM BAIXA TECNOLOGIA

Segundo o DSM-IV-TR, os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) tem como característica um comprometimento grave e global em diversas áreas do desenvolvimento: habilidades de interação social recíproca, habilidades de comunicação ou presença de estereotipias comportamento, interesses e atividades. Os prejuízos de qualitativos que definem estas condições representam um desvio acentuado em relação ao nível de desenvolvimento ou idade mental do indivíduo.Os Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas alterações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida.Caracterizam-se pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, assim como pelo estreitamento nos interesses e nas atividades.A aprendizagem do autista se dá através de uma abordagem vivencial. Todos os momentos e ambientes são utilizados como objeto de estudo. Na sala de aula, no parque, em casa, sempre haverá o que ser usado como objeto de aprendizagem. Na Escola, primeiro exploramos a própria sala de aula depois os demais ambientes. Devemos dar importância ao que mais agrada a criança para se iniciar em trabalho de adaptação/familiarização professor X aluno.Há basicamente seis áreas onde se trabalha a estimulação e a competência. São elas: Socialização, Linguagem(Emissão e Compreensão), Cognição, Cuidado Próprio e Motricidade.

Abaixo segue alguns exemplos de recursos em baixa tecnologia e estratégias que podem ser utilizados na sala de aula comum, biblioteca, sala de recursos e que também podem ser utilizadas com alunos do ensino fundamental e com idade série desse ciclo.

Algumas estratégias de atividade e recursos em baixa tecnologia:

Pranchas de comunicação - As pranchas de comunicação podem ser construídas utilizando-se objetos ou símbolos, letras, sílabas, palavras, frases ou números. As pranchas são personalizadas e devem considerar as possibilidades cognitivas, visuais e motoras de seu usuário.
Essas pranchas podem estar soltas ou agrupadas em álbuns ou cadernos. O indivíduo vai olhar, apontar ou ter a informação apontada pelo parceiro de comunicação dependendo de sua condição motora.


Cartão de Comunicação -Com símbolos gráficos representativos de mensagens. Os cartões estão organizados por categorias de símbolos e cada categoria se distingue por apresentar uma cor de moldura diferente. Muito bom para os professores  trabalharem no AEE.

Atividades:                                                                                                                                       
       
Como estou hoje?                                                                                                      
Essa atividade é importante para estimular a comunicação e interação dos alunos, aonde o professor pergunta como o aluno está se sentindo, triste,alegre...etc.. favorece a interação social no grupo.                                                                                                    
    
Rotina Diária:                                                                                      
 A atividade favorece a comunicação. A linguagem e a interação social, podendo ser trabalhado com alunos com TGD;
- Poderá ser utilizada por crianças com comprometimento na comunicação e na interação social que ainda não estão alfabetizados;
-Com o uso do recurso visual, o professor da sala comum construirá uma rotina diária com atividades a serem realizadas com o grupo e individualmente. 
          
Referências:                                                                                                      
      http://www.catedu.es/arasaac/pictogramas_byn.php                                                        http://www.comunicacaoalternativa.com.br/recursos-na-caa                                                                                        

4 comentários:

  1. Gostei de suas dicas Disraely, a prancha de comunicação, os cartões de comunicação podem ser muito utéis para os alunos com TEA, pelos prejuízos que ele têm na área de comunicação e linguagem, é um recurso de baixo custo, que o professor mesmo pode confeccionar, e que seja personalizado, pois assim vai ter significado para o aluno. Acredito que com o uso desses recursos no ambiente social da escola e da mediação dos professores e colegas o aluno pode passar a utilizar a verbalização nas atividades de pedir, abandonando o uso instrumental de outra pessoa, como bem explicou Belisário no Fascículo "Transtornos Globais do Desenvolvimento".

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  2. Suas sugestões são bastante para serem trabalhadas no dia a dia dos alunos autistas, principalmente no que diz respeito à rotina, comunicação e linguagem.

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  3. Parabéns Disraely!
    Gostei dos recursos sugeridos por você. Com certeza irão ser significativos para a estimulação da memória e atenção dos alunos autistas, que possuem o aspecto cognitivo prejudicado. Sabe-se que estes alunos precisam e devem ser estimulados com material concreto para que eles possam desenvolver a comunicação.
    Abraços.

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  4. Disraely, suas sugestões de recursos além de serem bastante úteis aos alunos com TGD ou TEA são também muitos fáceis de confeccionar. Tratando-se da confeccção, é importante fazer a ressalva de que esta deve ser pensada a partir da realidade ou necessidade do aluno que dela fará uso. Você é 10! Sempre trazendo boas contribuições.

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